segunda-feira, 14 de novembro de 2016

XVIII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, Alcobaça

ALCOBAÇA, CIDADE DOS DOCES CONVENTUAIS

De 17 a 20 de Novembro Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência.
XVIII Mostra Internacional de Doces & Licores ConventuaisAlcobaça  tem, na Doçaria Conventual, um legado riquíssimo, herdeiro das tradições gastronómicas dos monges e monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça com mais de oito séculos de ocupação na região. Permanecem até aos dias de hoje as famosas cornucópias, o Pão de Ló de Alfeizerão, as trouxas de ovos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras delícias de tradição conventual.
Em pleno Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, eleito pela UNESCO Património da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal, poderá degustar o melhor receituário conventual de mais de trinta participantes nacionais e internacionais.
O Mosteiro de Alcobaça volta a ser palco deste prestigiante evento que, neste últimos 18 anos, colocou Alcobaça na rota dos grandes eventos internacionais e na rota da melhor Doçaria Conventual.

DESTAQUE DA EDIÇÃO 2016
UNIVERSALIS | Video Mapping Imersivo 360º | Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
17 a 20 novembro – das 19h às 23h.
Produzido pelo atelier OCUBO
Entrada Livre

Venha descobrir a grandiosidade da Criação!
A Mostra Internacional de Doces & Licores 2016 apresenta UNIVERSALIS, um espectáculo de video mapping imersivo acompanhado de pinturas de luz digitais nos túmulos de D. Pedro I e D. Inês de Castro que irão preencher a Igreja do Mosteiro de Alcobaça, a maior da Península Ibérica e uma das maiores da Europa.
Assista ao maior espectáculo de video mapping alguma vez produzido em Portugal. Aborda temas universais, desde a Criação do Homem, o Jardim do Éden, a Evolução da Civilização bem como outros episódios históricos e bíblicos.

NOVIDADES:
- Presença  da Comitiva em representação oficial da geminação com Alcobaça da Bahia (Brasil);
- Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo, representada pelo Mosteiro do Carmelo do Porto que trará as suas “compotas com chocolate” e as “rosáceas de Bande”.

ORDENS RELIGIOSAS PRESENTES
Ordem de Cister, Ordem de Santa Clara, Ordem de São Bento e Ordem da Virgem Maria do Monte Carmelo.

CONCURSO MELHOR DOCE E MELHOR LICOR
O júri reúne no primeiro dia da Mostra, dia 17 de Novembro, pelas 14h30 e os resultados serão publicitados, no mesmo dia, ao final da tarde.

MEMBROS DO JÚRI:
Chef Telmo Moutinho - Formador pastelaria na empresa EHTL Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa; membro do júri do programa “Best Bakery – a melhor pastelaria” e responsável pelas sobremesas do Alma (restaurante do chef Henrique Sá Pessoa);
Chef Justa Nobre – Responsável pelo restaurante “O Nobre” é também conhecida por reinventar a boa cozinha portuguesa, tendo sempre a preocupação de utilizar produtos novos e de qualidade na confeção das suas receitas. Recentemente, tem participado como membro de júri no programa de televisão “Master Chef” na RTP1;
Chef Odete Silva – Responsável pela cozinha do restaurante “Super Chef” no Saldanha, em Lisboa, trabalhou durantes vários anos com o Chefe Silva (António Silva). Colabora amiúde em vários concursos de gastronomia;
Amílcar Malhó – Jornalista de profissão que desde 2001 dedica o seu trabalho à Gastronomia e Vinhos. É membro de confrarias gastronómicas e participa regularmente no júri de concursos de Gastronomia e de Vinhos a nível nacional e em Congressos, Colóquios e debates no mesmo âmbito;
Nelson Félix - Professor, consultor e investigador, detentor de vasta experiência, saber e criatividade nas artes da doçaria e com um percurso pautado por sucessos nacionais e internacionais, como o desenvolvimento do Bombom de Queijo Castelo Branco velho DOP e do Rebuçado de Ovo de Portalegre.

HORÁRIO
Quinta, 17 nov: 15h às 23h 
Sexta, 18 nov: 10h30 às 23h
Sábado, 19 nov.: 10h30 às 23h
Domingo,20 nov.: 10h30 às 21h

BILHETE (maiores de 12)
1 dia: 1€
4 dias (pulseira livre trânsito): 2,5€

ESPAÇOS DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA OCUPADOS PELA MOSTRA
Claustro D. Dinis, Sala dos Monges, Refeitório, Sala das Conclusões, Claustro da Hospedaria, Claustro do Cardeal e Claustro da Prisão.

Fonte: Município de Alcobaça

Boas Descobertas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário