segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Solidariedade!!!

Estamos a entrar numa época em que se fala em partilha, compaixão e solidariedade, por isso a "Rádio Comercial" criou a plataforma "Eu Ajudo" a plataforma para a Solidariedade, onde encontra Associações que actuam em Portugal e Estrangeiro.
Aqui fica o endereço para mais informações: http://radiocomercial.iol.pt/euajudo/



Fonte: Radio Comercial

Maior Árvore de Natal em Leiria

Bom Dia!!!
Leiria quer entrar no Livro do Guiness com a Maior Árvore de Natal feita com paletes!!
Já a visitou??? Está linda!!!

Boas Descobertas!!!

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O Natal na Batalha tem mais brilho

Olá Boa Tarde!!!
Na Batalha, vai decorrer um evento com o nome "O Natal na Batalha tem mais Brilho", entre os dias 27 de Novembro e 27 de Dezembro, com muitas actividades e diversão!! Para os mais pequenitos haverá uma Tenda do Pai Natal!!!


Boas Descobertas!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Programação Leiria Cidade Natal





Fonte Município de Leiria

Boas Descobertas!!!

Legos no Banco de Portugal em Leiria

A exposição de construções em Lego no edifício Banco de Portugal, em Leiria, pode atingir os dois milhões de peças, segundo a organização, representando temas que vão desde a era vitoriana, o Oeste Selvagem e a Guerra das Estrelas.
Centenas de construções originais que no ano passado atraíram mais de 13 mil visitantes vão estar expostas de 28 de novembro a 31 de dezembro, sendo a entrada gratuita.
A iniciativa pertence à Câmara Municipal de Leiria, em colaboração com a Comunidade 0937, inserida no Leiria Cidade Natal, uma iniciativa que principia sexta-feira e termina a 03 de janeiro.
Uma cidade gigantesca, Display Western, display TECHNIC, representações de monumentos e muitas outras construções originais serão algumas das obras presentes.
Distribuição nas salas do Banco de Portugal:
Sala 1 - 3 vitrinas - Mosaico e Sets Vintage
Sets Vintage - Conjuntos das décadas de 60 e 70
Sala 2 - Technic Display composto por construções originais, com uma plataforma petrolífera, ponte e bastantes veículos/estruturas motorizados com diversas funções.
Sala 3 - Vitrinas - Star Wars Conjuntos oficiais e/ou modificados da temática STAR WARS.
Sala 4 e 5 - Catedral - Construção original de uma Catedral, com mais de 15000 peças. A mesma é completamente original e não representa nenhum monumento real.
Vitrinas com Lusitanis - Lusitanis é uma atividade criada no Fórum 0937 onde os participantes criam construções que são integradas num mundo medieval fantástico. Esta atividade teve como inspiração o Guilds of Historica do site Eurobricks.
Mocs individuais - Construções originais dos membros da comunidade 0937, sobre diversos temas.
Sala 6 – CineBrick - Espaço visual com filmes e outros vídeos relacionados com LEGO.
Sala 7 – Western - Representação de um display baseado no velho oeste americano, com uma cidade, acampamento índio, forte militar, comboio e as montanhas características deste ambiente.
Castelo - Representação detalhada de um castelo
Sala 8 - Vitrinas Ficcção Científica - Display Steampunk - Steampunk é um tema ficcional utilizado pelos fãs de LEGO situado numa atmosfera vitoriana mas que utiliza elementos de outras épocas ou contextos.
Como a própria expressão indica, a utilização do vapor e tecnologias similares são preponderantes neste tema. O filme Wild Wild West é um exemplo para comparação.
Como a LEGO nunca editou um tema diretamente relacionado com o Steampunk, os AFOLs utilizam peças e técnicas normalmente retirados de outros temas como: Harry Potter, Adventurers, Pirates, Western e Time Cruisers.
Display de Ships - SHIP é uma sigla em inglês, que significa "Seriously Huge Investment in Parts" (investimento seriamente grande em peças [LEGO]). Destina-se a designar MOCs de naves espaciais com dimensões acima do comum.
Sala 9 - Cidade Representação de uma cidade LEGO, com estação de comboios, parque de diversões, zona de construção, dezenas de edifícios, mares e pontes.




Fonte: Município de Leiria


Boas Descobertas!!

Leiria Cidade Natal

A nossa Leiria vai ser a Cidade Natal, com muitas actividades e diversão, incluindo uma Pista de Gelo no Mercado Sant'ana, cuidado com as quedas :)

Leiriacidadenatal mapa sitecml 1 675 2500

Boas Descobertas!!!

Concerto mais pequeno do Mundo sobre rodas com David Fonseca

Bom dia!!!
Sabiam que o nosso David Fonseca está a percorrer o país a dar concertos numa autocaravana???!!!
Pois é, e Leiria vai recebe-lo no último dia desta jornada dia 27 de Novembro, com canções do novo disco "Futuro Eu" e muitas surpresas.




Se não conseguirem ir vê-lo na sua autocaravana, dia 10 de Dezembro no nosso Teatro José Lúcio da Silva, o David irá dar um grande Concerto às 21h30m, apresa-te para comprar os bilhetes porque estão quase a esgotar!!!

Boas Descobertas!!

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Porque ajudar não custa nada!!

Alguns eventos de Solidariedade, para angariação de fundos que se realizarão nos próximos dias.

28.11


28.11

sopaarroz

Boas Ajudas e Descobertas!!

Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande

Dia 27 de Novembro começa mais uma Edição da Feira Nacional de Artesanato e Gastronomia da Marinha Grande, que se realiza até ao dia 6 de Dezembro, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande.
Aproveite para degustar a variedade gastronómica de todo o país, e pode também fazer já algumas compras de Natal nos stands de Artesanato.
Veja o Cartaz e venha assistir a grandiosos espectáculos de Artistas Nacionais.





Boas Descobertas!!!

Comunicado

Olá boa Tarde!!!
Informamos que apesar de termos mudado de "casa" continuaremos a fazer boas descobertas!!!
Por isso vamos continuar também por esta "casa" ;)
Boas Descobertas!!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Novo Blog

Olá caros amigos Bloggers e visitantes, passamos a ter uma nova morada, passem por lá e descubram.
A nossa nova casa é: http://descobrir-leiria.blogs.sapo.pt/

Boas Descobertas!!!

sábado, 21 de novembro de 2015

Casar no Castelo de Porto de Mós

A arquitectura, a fazer lembrar um palácio de princesas, e a localização são dois dos atractivos do castelo de Porto de Mós, que fazem com que o monumento seja, cada vez mais procurado, para a celebração de casamentos.
Nos últimos quatro anos, já foram realizadas bodas no local, tendo recentemente sido autorizada mais uma cerimónia, marcada para o final do ano. O preço pela ocupação do espaço varia entre os 45 euros por hora e os 501 euros por dia, com os noivos a comprometerem-se a manter o monumento aberto à visita de turistas durante a boda.
“De facto, a procura do castelo para este tipo de eventos tem sido crescente. Cada pedido é analisado e votado em reunião de câmara, para evitar modelos discricionários”, explica Albino Januário, vice-presidente da câmara e responsável pelo pelouro da Cultura, que considera que se trata de um uso “compatível com a natureza do monumento, que pode trazer benefícios para o turismo do concelho”.
Sinta-se uma verdadeira princesa no seu Castelo, aproveite a oportunidade de fazer do seu dia o mais feliz da sua vida!!!
Fonte: Jornal de Leiria


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Os Premiados na Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais

Queijinhos do Céu, da Pastelaria Alcôa, de Alcobaça, e o Licor de Singeverga, do Mosteiro de Singeverga, de Roriz, foram os vencedores dos concursos para Melhor Doce e Melhor Licor na Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.
Os resultados foram anunciados hoje e incluem mais distinções:
Entre os doces, há duas menções honrosas, para Castanha d'Ovos, da Casa dos Doces Conventuais, e para Nevada, da Pastelaria O Mosteiro (Lorvão).
A Compota de Uva Americana, das Monjas Cistercienses (Terras do Bouro), recebeu o prémio Melhor Compota, e o prémio Inovação Conventual foi para a Escola Profissional De Agricultura E Desenvolvimento Rural De Cister (EPADRC), com Pudim de Maçã Conventual.
A EPADRC recebeu ainda uma menção honrosa na categoria Inovação Conventual, com Cornucópia de Maçã de Alcobaça, o mesmo acontecendo com a Padaria do Marquês (Leiria), com Brisa do Bosque.
1º premio MELHOR DOCE CONVENTUAL
Queijinhos do Céu

1º premio MELHOR LICOR
Licor de Singeverga
Com estes premiados tem mais uma razão para visitar a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais em Alcobaça.

Fonte: Região de Leiria
Boas Descobertas!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Fim de semana de diversão

Com a aproximação de mais um fim de semana, aqui ficam mais algumas dicas para passar o dia e a noite.







Boas Descobertas!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais em Alcobaça

XVII Mostra Internacional de doces&licores conventuais


A Doçaria Conventual em Alcobaça é riquíssima e herdeira das tradições gastronómicas dos Monges e Monjas de Cister, senhores dos antigos Coutos de Alcobaça que, em mais de oito séculos de permanência na região, deixaram como marca de excelência a sua dedicação aos Doces Conventuais. São famosas as Cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as Trouxas-de-=vos, a Ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias.
Para poder apreciar e deliciar-se marque já na sua agenda: de 19 a 22 de Novembro, Alcobaça recebe a XVII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.
Este ano, a grande novidade do certame será o espetáculo de video mapping A LUZ DO AMOR, criado pelo atelier Ocubo.com, que vai preencher todos os 200 metros da fachada do Mosteiro de Alcobaça. Será a maior projecção do género numa única fachada feita em Portugal.
Este espectáculo consiste numa viagem pelo tempo, com base na fundação deste edifício, património histórico e cultural, desde a sua construção até aos dias de hoje, evidenciando o extraordinário papel dos monges da Ordem de Cister e a importância das suas atividades no desenvolvimento social, cultural e económico da região.
A integração do vídeo mapping na XVII Mostra Internacional de Doces & Licores celebra os 25 anos da classificação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial da UNESCO, no ano em se assinalam também os 900 anos da Casa Mãe da Ordem de Cister – a Abadia de Claraval, em França.
Promovido pelo Município de Alcobaça e pela Turismo Centro de Portugal, com o apoio da DGPC e do Mosteiro de Alcobaça, o video mapping A LUZ DO AMOR será um acontecimento inesquecível, uma oportunidade única de assistir a um grandioso espectáculo de luz, som e imagem.
Em pleno Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade (UNESCO) e também uma das Sete Maravilhas de Portugal, poderá degustar o melhor do receituário conventual não só de Alcobaça mas, também, de outros mosteiros, conventos e pastelarias, tanto nacionais como internacionais. Destaque ainda para a estreia da doçaria da ilha da Madeira neste evento, fazendo-se representar pela Casa do Povo de Curral das Freiras, que vem apresentar as suas especialidades: Bolo de Mel, Bolo de Castanha, Broas, Bonecos de Massa, Doces de Castanha e Ginja e Pataniscas de Castanha.
Alcobaça, Cidade dos Doces Conventuais!
 Bilhetes (Maiores de 12)
1 dia: 1€
4 dias (pulseira livre trânsito): 2,5€
 Horários da XVII Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais  
  • 19 nov: 14h às 23h
  • 20 nov: 10h30 às 23h
  • 21 nov: 10h30 às 23h
  • 22 nov.: 10h30 às 20h
Horários de projeção do video mapping "A LUZ DO AMOR"
  • Quinta, 19 nov: 20h00, 21h00, 22h00 e 23h15
  • Sexta, 20 nov: 20h00, 21h00, 22h00 e 23h15
  • Sábado, 21 nov.: 20h00, 21h00, 22h00 e 23h15

Temos o Melhor Bolo-Rei e Rainha de Portugal

Pastelaria Alcôa, Atelier Doce e pastelaria Pires vencem prémios no concurso 'O Melhor Bolo-Rei de Portugal'

Duas pastelaria do concelho de Alcobaça e uma de Leiria receberam três prémios principais
A Pastelaria Alcôa, em Alcobaça, e o Atelier Doce, de Alfeizerão, no mesmo concelho, alcançaram os primeiros lugares do concurso O Melhor Bolo-Rei de Portugal. O primeiro espaço venceu o título de Melhor Bolo-Rei de Portugal e o alcançou o galardão de Melhor Bolo Rainha. Na categoria Inovação, o primeiro prémio foi entregue à pastelaria Pires, de Leiria.
Segundo o jornal Região de Cister, além do melhor Bolo-Rei e do melhor Bolo Rainha, a prova, que decorreu esta sexta-feira, na Quinta do Outeiro, em Tentúgal, apurou o Melhor Bolo-Rei Escangalhado, a Melhor Trança de Natal e o melhor produto Inovação.
Na categoria de Bolo-Rei Escangalhado o troféu foi entregue à pastelaria Vila Luena, de Vila Verde e a Trança de Natal foi atribuído à Mina da Estação, de S. João da Madeira.
Com o objectivo de premiar, promover, valorizar e divulgar o Bolo-Rei Português, a ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares contou com a colaboração de várias empresas do sector industrial de panificação e pastelaria.
Pastelaria Alcôa, Atelier Doce e pastelaria Pires vencem prémios no concurso 'O Melhor Bolo-Rei de Portugal'

Fonte: Jornal de Leiria

Habitantes de Leiria e Oeste são os 'mais satisfeitos com a vida'

A satisfação dos residentes varia entre os 60% no Oeste e os 74% na região de Leiria, que, já em 2014, no anterior inquérito, registava a maior percentagem de inquiridos globalmente satisfeitos. Qualidade de vida, serviços de saúde e emprego ajudam
Já há algum tempo que se diz que Leiria é das melhores cidades para viver, devido à sua intensa vida cultural, eventos e animação. A região à volta, de Pombal a Caldas, também apresenta um elevado grau de desafogo e bem-estar económico. Agora, um estudo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) confirma em dados o grau de satisfação desta zona do País.
Não há como dar a volta à questão. Os residentes na região Centro do País estão satisfeitos com a sua vida. A satisfação dos residentes varia entre os 60% no Oeste e os 74% na região de Leiria, que, já em 2014, no anterior inquérito, registava a maior percentagem de inquiridos globalmente satisfeitos.
Os dados foram avançados pela Agência Lusa, a partir da publicação do resultado de um inquérito promovido pela CCDRC, divulgado hoje.
Segundo o barómetro regional, 69% dos habitantes estão "globalmente satisfeitos", enquanto 8% estão "muito satisfeitos", 61% "satisfeitos", 17% "não muito satisfeitos" e 14% "nada satisfeitos".
Em comunicado, a CCDRC refere que, "face aos anos anteriores, destaca-se o acréscimo significativo da percentagem de inquiridos que se consideram 'satisfeitos' e, simultaneamente, o decréscimo dos 'não muito satisfeitos'".
"Estes são os melhores resultados das três edições deste inquérito efectuado para a Região Centro (69% contra 58% em 2014 e 61% em 2013), que superam os valores médios obtidos pelo Eurobarómetro (inquéritos realizados à escala europeia) para Portugal (57%), mas ainda aquém da avaliação média dos cidadãos europeus (80%), segundo os últimos dados disponíveis", lê-se na nota.
Para a presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, citada no comunicado, os resultados são muito positivos e evidenciam um grau de satisfação superior à média do País, que traduzem "uma melhoria face às vagas dos anos anteriores, ou seja, os cidadãos residentes na região reconhecem as vantagens de aqui viver".
"Esta situação reflecte a existência na Região Centro de boas condições em termos de qualidade de vida e que estão associadas aos serviços existentes, nomeadamente ao nível de saúde (aspecto muito valorizado pelos inquiridos), ao baixo desemprego quando comparado com as restantes regiões do país ou ainda à capacidade do mercado de trabalho ir absorvendo os trabalhadores com um elevado grau de qualificação", sublinhou.
O inquérito realizado a 500 pessoas com 15 ou mais anos revelou ainda que as mulheres se encontram menos satisfeitas do que os homens e que os mais jovens estão globalmente mais satisfeitos, notando-se uma alteração de padrão a partir dos 45 anos.
Os resultados mostram ainda que de entre todas as categorias de activos e inactivos, os estudantes são os mais satisfeitos e os reformados e os desempregados os mais insatisfeitos.
Por outro lado, o grau de satisfação aumenta com as habilitações escolares dos inquiridos, sendo os residentes com mestrado/doutoramento os mais satisfeitos e os residentes com o 1.º e 2.º ciclo de ensino os mais insatisfeitos.
Fonte: Jornal de Leiria/Lusa

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Gastronomia de Leiria

Hoje vamos falar de gastronomia típica de Leiria, são produtos tão bons que só mesmo provando é que vão saber o quanto são muito bons.

Começamos com uma "Sopa Seca", deixamos aqui a receita:

Sopa Seca
Ingredientes:
  • 75 grs. de arroz
  • 1 molho de nabiças
  • 1 dl de azeite
  • 1,5 l de água
  • 300 grs. de broa
  • 1 morcela de arroz
Confecção:Põe-se uma panela com a água ao lume onde se mergulha a morcela.
Quando estiver a ferver, junta-se-lhe o arroz e ferve mais 15 minutos.
seguidamente, deitam-se as nabiças cortadas como se fosse para caldo verde.
Numa terrina ao lado, esfarela-se a broa, sobre a qual se lança o cozinhado.
Retira-se a morcela que se corta em rodelas e se serve à parte numa outra travessa.

Petiscos:
Um dos petiscos da região mais apreciados é a "Morcela de Arroz", a morcela de arroz é uma das iguarias mais características da Estremadura, que outrora se fazia na altura da matança. 
O sangue fresco do porco é temperado com sal e pimenta, e diluído com vinagre e vinho tinto.
Junta-se carne entremeada de porco, cortada em pedaços miúdos, alho, cebola, salsa, cominhos e cravinhos e deixa-se marinar durante cerca de oito horas, mexendo de vez em quando.
O arroz, cozido à parte e escorrido, é adicionado ao preparado. Enchem-se as tripas, depois de muito bem lavadas e esfregadas com limão. 
Podem ser servidas, após leve cozedura em água temperada com sal, louro e cebola.



Seguindo o prato principal, a "Chanfana de Chainça", Chainça é uma localidade perto de Fátima, onde este prato é muito apreciado por quem visita a nossa região.

Chanfana de Chainça
Ingredientes:
  • 1,5 kg de cabra velha (pode ser carneiro também velho, nunca releixo)
  • 2 ou 3 cebolas médias descascadas
  • 0,5 l de vinho tinto
  • 2 dl de bom azeite
  • 3 dentes grandes de alho
  • 1 ramo de salsa
  • 1 folha de louro sem a nervura do meio
  • sal q.b.
  • pimenta ou piripiri a gosto
  • 1 pitadinha de cravinho
  • fatias de pão caseiro
  • batatas miúdas ou grandes em quartos
Confecção: 

Com as carnes cortadas em pedaços grandes, faça-as marinar no vinho, com alho, a cebola cortada em rodelas grandes ou em quartos, a salsa, o cravinho, o louro e o picante, deixando tudo uma noite, pelos menos, em repouso.
Retire o molho, guardando-o numa tigela. Ponha a cebola e os alhos numa sertã com azeite e saltei-os juntando a carne até ficar bem loura. Depois vá-lhe juntando o molho da marinada e deixe cozer, o que leva bastante tempo para ficar bom. Vá rectificando os temperos se for necessário.
Numa terrina de louça ponha as fatias de pão acamadas, cobertas com a carne e depois lance-lhe o molho.
Tenha as batatas cozidas a jeito de as por nos pratos onde serve a chanfana, se assim o entender. Se não, coma-a simples que é muito boa.


Outras das iguarias também muito apreciadas, é o "Leitão à Boavista".

As Sobremesas, há muita variedade, é só escolher e saborear


Brisas do Lis
(doce conventual)

Ingredientes:
  • 6 ovos inteiros
  • 6 gemas
  • 125 g de amêndoas
  • 450 g de açúcar
Confecção:
Pelam-se e ralam-se as amêndoas.
Batem-se os ovos inteiros com as gemas e o açúcar até se obter um preparado fofo e esbranquiçado.
Adicionam-se as amêndoas e continua-se a bater até se obter uma mistura homogénea.
Em forminhas redondas muito bem untadas deita-se o preparado, que vai a cozer em forno moderadamente quente.
Quando mornas, desenformam-se e metem-se em caixinhas de papel frisado.


Luziclara_12



Pão-de-Ló-de-Alfeizerão
do livro - Sabores da Região Leiria/Fátima
Ingredientes:
  • 10 ovos inteiros
  • 30 gemas
  • 200g de farinha
  • 500g de açúcar
Confecção:
Mistura-se bem o açúcar, os ovos inteiros e as gemas
Bate-se bem até obter uma massa esbranquiçada.
Juntar a farinha para obter um envolvimento da massa.
Forram-se as formas com papel e deita-se-lhe a massa só até ao meio das formas.
Tapa-se com papel e coze-se .





Molotof de Leiria
Ingredientes:

Para o molotoff
  • 7 claras
  • 7 colheres de sopa de açúcar 
  • caramelo líquido (+ ou - 3 colheres de sopa)
Para o creme de gemas
  • 7 gemas
  •  4 colheres de sopa de açúcar (para não ficar muito doce)
  • 7 colheres de sopa de leite
Confecção:
Primeiro, tem-se o forno a aquecer (180º) durante 10 min. com um tabuleiro com água.
Depois, batem-se as claras em castelo bem firme numa taça grande de plástico (bater bem - sempre a andar com a máquina à roda), colocando-se SEM DEIXAR DE BATER, as colheres de sopa de açúcar (uma a uma).
Finalmente e ainda sempre a bater com a máquina, coloca-se o caramelo líquido, que se tem o cuidado de incorporar bem para fique todo o creme com uma cor acastanhada por igual.
Põe-se este creme de claras numa forma de buraco alta já bem untada de manteiga.
E põe-se a forma no forno dentro do tabuleiro com a água.
Vai a cozer exactamente 8 minutos, desligando-se o forno, abrindo a porta do forno e deixando repousar um pouco o Molotoff.
Passado uns 10 minutos, retira-se do forno.
Faz-se o creme: num tachinho tem-se as gemas, os açúcar e as colheres de leite.
Mistura-se bem e vai ao lume a engrossar (não demasiado!!). Desenforma-se o Molotoff num prato de vidro com cuidado, deixa-se arrefecer e quando o creme de gemas também estiver frio, cobre-se o Molotoff.
Leve ao frigorífico para ficar bem fresquinho.


Agora que ficaram com água na boca é só vir a Leiria e descobrir todas estas iguarias e muito mais.

Boas Descobertas!!!





segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sé de Leiria

Sé de Leiria (século XVI) localiza-se no centro da cidade de Leiria.
Construída na sequência da criação da diocese de Leiria, esta importante catedral maneirista foi classificada como Monumento Nacional em Novembro de 2014.
A pedido de D. João III ao Papa Paulo III, a diocese de Leiria foi criada a 22 de Maio de 1545, dia em que se comemora o feriado municipal, na bula Pro Excellenti. Dadas as dimensões reduzidas dos templos então existentes em Leiria (igrejas de Nossa Senhora da Pena e São Pedro), tornou-se necessária a construção de um novo edifício, apropriado às novas exigências.
A Sé foi fundada em meados do século XVI pelo humanista Frei Brás de Barros, bispo de Leiria desde a criação da nova diocese. Começou a ser construída em 1559 com concepção e direcção da obra de Afonso Álvares. Em 1574, ano de consagração do templo, o Cabido passou da Igreja de São Pedro para a nova Catedral, ainda incompleta (na altura não dispunha de sacristia nem de outras dependências). Após a morte de Afonso Álvares, ocorrida em 1575, a direcção das obras terá sido assumida sucessivamente por Baltasar Álvares e por Frei João Turriano (outras obras de recuperação e beneficiação viriam a ser realizadas em séculos subsequentes).
O terramoto de 1755 provocou sérios danos na fachada principal, cuja reconstrução teve início no ano seguinte. Também devido aos efeitos do sismo, em 1772 foi construída uma nova torre sineira, em estilo barroco, no local de implantação inicial (afastada da Sé, junto a uma das antigas portas da muralha do castelo, a Porta do Sol). Durante as Invasões Francesas (1810), um incêndio levou à destruição parcial do interior da igreja.


Castelo de Leiria





O Castelo de Leiria foi mandado construir por D. Afonso Henriques, como forma de estabelecer uma linha defensiva contra os árabes, mas as suas guerras com a Galiza fizeram com que os árabes aproveitassem a deslocação dos exércitos do Condado Portucalense para o norte, para, por duas vezes, conseguirem apoderar-se de Leiria. Em 1142, depois de reconquistar definitiva Leiria, D. Afonso Henriques, mandou reforçar a as defesas do castelo e D. Sancho I, já por volta de 1195, mandou erguer as muralhas da cidade.   A importância desta cidade foi crescendo, tornando-se palco de actos importantes, como a reunião das primeiras cortes, convocadas por D. Afonso III, foi residência de D. Dinis e da rainha Santa Isabel, nova reunião de cortes no reinado de D. Fernando e D. JoãoI, celebra ali o casamento do seu filho D. Afonso, e também lançou os trabalhos de construção do novo Paço da Rainha.   Ao longo dos séculos o castelo foi perdendo progressivamente o valor militar e durante as invasões francesas foi bastante danificado, só em finais do século XIX, por iniciativa dos Amigos do Castelo, foram iniciadas obras de restauro e no início do século XX, foi classificado como Monumento Nacional.   Obras de recuperação deste monumento foram sendo executadas ao longo do século XX, algumas desfizeram trabalhos anteriores, considerados pouco rigorosos e ainda em 1990, foram realizadas intervenções.   O castelo foi construído sobre uma planta poligonal irregular, com sólidas muralhas e torres, tem no interior o Paço Real, a Igreja de Santa Maria da Pena e a Torre de Menagem.

domingo, 15 de novembro de 2015

Pray for Paris

Mais uma vez, assistimos em directo a mais um massacre a pessoas inocentes que estavam no sítio errado à hora errada!! Onde é que isto vai parar??!! E quando irá parar??!!
Vamos todos orar, não só em memórias das vítimas, mas ao Mundo inteiro para que se viva em harmonia com todos!!
 #prayforparis


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Visite Leiria e Descubra



Fonte: YouTube

Museu de Leiria abre portas no domingo

Novo Museu de Leiria abre portas domingo. Conta com importantes reservas e colecções de carácter multidisciplinar, nomeadamente, o acervo do antigo museu regional de Leiria, a reserva de arqueologia e colecções de arte municipais
No dia 15 de Novembro, precisamente na data em que se celebra o 98.º aniversário da criação do Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria, por decreto estatal, abre portas o novo Museu de Leiria.
Mais do que um equipamento vocacionado para a mostra de colecções e curiosidades, o novo espaço pretende ser um local de afirmação da identidade da região, uma âncora para os investigadores e um ponto de divulgação e realização de eventos de índole cultural.
Foi preciso um investimento total 2.8 milhões de euros, com comparticipação do Feder de 2.4 milhões de euros e um apoio do Programa Integrado do Turismo de 63.9 mil euros, para recuperar e adaptar o antigo convento de Santo Agostinho, cuja igreja foi começada a construir em 1577, sob ordens de D. Frei Gaspar do Casal.
O resultado é um museu que conta com três núcleos principais, ordenados segundo ordem cronológica, sendo o primeiro dedicado à ampla região onde Leiria se insere e os seguintes afunilam o seu escopo até focarem a atenção no castelo e no futuro do espaço geográfico.
Pensado para acolher exposições de longa e curta duração, baseadas no acervo que consta das reservas museológicas, o museu tem uma área de reserva, com equipamentos que mantêm as colecções sob condições climáticas controladas, outra de conservação e restauro, serviço educativo, núcleo de investigação/sala polivalente/auditório e um centro de documentação, destinado a investigadores.
Quando Tito Larcher e outros cidadãos da cidade se juntaram para criar o primeiro museu estavam longe de imaginar o tempo e o processo conturbado que seria a instalação definitiva do equipamento na sua actual casa.
Viagem pelo tempo
O visitante entra pela antiga porta principal do convento, virada para a rua Tenente Valadim. Lá dentro, um pequeno pátio foi transformado em bilheteira. Uma porta à direita dá acesso ao claustro em tons de azul e amarelo e ao elevador para deficientes motores.
Em frente, uma escadaria leva os restantes visitantes ao primeiro andar e ao início do circuito. No chão, um trilho e, nas paredes, sinalética em Braille guiam cegos e amblíopes. Há ainda um vídeo-audio guia com informações completas sobre as zonas visitadas.
Após pagar o ingresso que custa cinco euros e dá acesso também ao Museu do Moinho do Papel, ali ao lado, a primeira sala no andar superior é a de uma exposição de longa duração sobre Leiria e a região que a envolve.
A visita é uma verdadeira viagem no tempo até há 200 milhões de anos, quando a região e Portugal integravam as ilhas Variscides, actuais Armórica e Península Ibérica. Desses tempos, estão expostos vários achados arqueológicos encontrados na mina de carvão da Guimarota, quando a zona era uma luxuriante floresta tropical de araucárias.
Ali podemos ver o maxilar de um grande crocodilo, com mais de dez metros, e dentes de pequenos roedores, como o Henkelotherium guimarotae, que é o mais importante achado científico deste núcleo. De salientar que os objectos seleccionados por 14 consultores, de entre 40 personalidades consultadas, servem para ilustrar a “identidade leiriense”.
A viagem leva-nos a avançar mais 50 milhões de anos e o pântano e floresta tropicais dão lugar a um rio em formação. Outro salto no tempo depois e, há um milhão de anos, assistimos à chegada dos primeiros antepassados humanos.
A espiral temporal não pára e eis que chegamos há 29 mil anos, quando o xamã de uma tribo dehomo sapiens se prepara para enterrar uma criança, no vale cársico em cujos extremos, um dia, serão edificadas a vila da Caranguejeira e a aldeia de Santa Eufémia.
Num ecrã, podemos ver, a recriação em filme, de como terá sido aquele evento que nos deu o fóssil do Menino do Lapedo. Na parede do outro lado, está uma representação das pinturas rupestres descobertas por Pedro Ferreira, em Outubro de 1998, que haveriam de levar àquele que é o maior achado arqueológico da história do ser humano, na Península.
Na cama ritual usada como sepulcro do menino e na fogueira que aquecia a tribo, os arqueólogos encontraram carvão de pinheiro, elemento unificador desta narrativa.
O espaço seguinte é dedicado ao morro do castelo. Nele é explicado como foi formada a elevação, através da fuga de magma por entre a crosta terrestre, resultando num grande rochedo de dolorite, e que a ocupação humana do local data de há mais de cinco mil anos.
“A partir dos trabalhos realizados entre 2009 e 2012, foram seleccionados nove objectos que mostrassem, além da história do monumento classificado, a do morro”, indica Vânia Carvalho, coordenadora do museu.
Fonte: Jornal de Leiria

Leiria Film Fest

Irão, Iraque, Líbano e Israel estão entre os 56 países representados nas 293 inscrições no Leiria Film Fest (LFF). Até agora contam-se apenas dez candidaturas de realizadores leirienses. Até dia 30 de novembro podem concorrer ao festival curtas-metragens, com duração máxima de 10 minutos, nas categorias de ficção, animação e documentário.
“Estes números já ultrapassaram em muito as inscrições das últimas edições do festival. Em média recebíamos cerca de 120 filmes de 15 países”, afirma Bruno Carnide, realizador leiriense e um dos dois organizadores do festival. O LFF, admite, "começa a tomar uma dimensão maior".
Esta terceira edição marca o regresso do LFF após um ano de interrupção, por falta de apoios. “O ano de interregno só nos trouxe coisas boas”, reforça Bruno Carnide, ao mesmo tempo que destaca os apoios da Câmara Municipal de Leiria e do jornal REGIÃO DE LEIRIA em 2015.
O Leiria Film Fest realizar-se-á nos dias 18 e 19 de março no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Estão previstas sessões competitivas, não competitivas, masterclasses e uma gala para de entrega dos prémios.
Antes da terceira edição do LFF, destaque para a retrospetiva das últimas duas edições, a exibir em janeiro de 2016 na Índia, no Mumbai International Film Festival.
As candidaturas terminam dia 30 de novembro e são feitas exclusivamente online, através do site do festival: www.leiriafilmfest.com.
Fonte: Região de Leiria

Magustos e Festival das Sopas

O fim de semana está à porta começa já amanhã sexta-feira e acaba no domingo, e não sabe o que irá fazer ou para onde ir, então nós damos-lhe já algumas dicas, para ir pensando, é só escolher entre Castanhadas ou Magustos e Festivais da Sopa.














Fonte: Região de Leiria

Divirta-se e boas Descobertas!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Como Chegar até Leiria

Fonte: Google

De automóvel

Se se desloca do Sul, a melhor forma é seguir pela Auto-Estrada A1 na direcção "Norte" ou pela Auto-Estrada A8 na direcção "Norte" e sair na primeira saída para "Leiria Sul".

Se vem do Norte, vindo pela A1, deve sair na única saída para "Leiria". Caso utilize as Auto-Estradas A29 e A17, siga na direcção "Sul" e utilize a segunda saída para "Leiria Sul".

Se vem das Beiras, pode seguir pela Auto-Estrada A23 em direcção a Torres Novas e depois seguir pela Auto-Estrada A1 na direcção "Norte" ou, alternativamente, seguir pela Auto-Estrada A25 em direcção a Aveiro e depois seguir pela Auto-Estrada A1 na direcção "Sul".


De autocarro

Leiria é servida por boas ligações através da rede de expressos e a estação rodoviária localiza-se no centro da cidade, fazendo desta uma excelente alternativa para chegar a esta cidade.



De comboio
Se decidir por este meio de transporte e vier do Sul, apanhe a linha do Oeste (cerca de quatro horas entre Lisboa e Leiria) e se vier do Norte, apanhe a linha do Oeste (passando pela Figueira da Foz para Leiria ou por Coimbra-B em direcção a Leiria).


Agora é só escolher a melhor alternativa para nos Descobrir.