segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Sé de Leiria

Sé de Leiria (século XVI) localiza-se no centro da cidade de Leiria.
Construída na sequência da criação da diocese de Leiria, esta importante catedral maneirista foi classificada como Monumento Nacional em Novembro de 2014.
A pedido de D. João III ao Papa Paulo III, a diocese de Leiria foi criada a 22 de Maio de 1545, dia em que se comemora o feriado municipal, na bula Pro Excellenti. Dadas as dimensões reduzidas dos templos então existentes em Leiria (igrejas de Nossa Senhora da Pena e São Pedro), tornou-se necessária a construção de um novo edifício, apropriado às novas exigências.
A Sé foi fundada em meados do século XVI pelo humanista Frei Brás de Barros, bispo de Leiria desde a criação da nova diocese. Começou a ser construída em 1559 com concepção e direcção da obra de Afonso Álvares. Em 1574, ano de consagração do templo, o Cabido passou da Igreja de São Pedro para a nova Catedral, ainda incompleta (na altura não dispunha de sacristia nem de outras dependências). Após a morte de Afonso Álvares, ocorrida em 1575, a direcção das obras terá sido assumida sucessivamente por Baltasar Álvares e por Frei João Turriano (outras obras de recuperação e beneficiação viriam a ser realizadas em séculos subsequentes).
O terramoto de 1755 provocou sérios danos na fachada principal, cuja reconstrução teve início no ano seguinte. Também devido aos efeitos do sismo, em 1772 foi construída uma nova torre sineira, em estilo barroco, no local de implantação inicial (afastada da Sé, junto a uma das antigas portas da muralha do castelo, a Porta do Sol). Durante as Invasões Francesas (1810), um incêndio levou à destruição parcial do interior da igreja.


Sem comentários:

Enviar um comentário